27.6.09

O QUE É O QUE É ?

Após o tumultuado jogo no Mineirão e de estarmos às véspera do conselho deliberativo do Grêmio aprovar importantes alterações no seu estatuto, cujo maior beneficiado com isso tudo será o associado gremista, o blog Democracia Gremista resolveu descontrair um pouco e propor uma brincadeira com seus leitores.

O QUE É O QUE É ?

- Estão há anos no conselho deliberativo do Grêmio e nunca se preocuparam com transparência, democracia e com o associado;

- Sempre foram defensores da tenebrosa "economia interna";

- Hoje posam de democratas e defensores do associado (pena que só se lembraram deles a partir de setembro de 2007. Interessante não ?), mas não querem a redução da barreira para eleição presidencial;

- Por falar em eleição presidencial, tentaram em 2006 tirar o direito do associado escolher o presidente do Grêmio, mediante a implantação de uma "salvaguarda", através da qual o associado só poderia votar se o Grêmio estivesse com mais de 23 mil sócios em dia;

- Eram contra a redução da cláusula de barreira para o conselho deliberativo e votaram contra essa proposta em 2005. Hoje se dizem favoráveis, com direito a protocolo e tudo mais;

- Só corneteiam e não tem capacidade de apresentar uma projeto consistente para o Grêmio;

- Orbitam ao redor de um grande dirigente gremista, numa relação típica de parasitismo.

Se alguém souber o que é, basta escrever:

25.6.09

3 X 1 NO LOMBO E UMA MAXI BOBAGEM

Enquanto o mundo luta contra práticas e manifestações racistas, o super-herói tricolor protagonizou na noite de ontem uma MAXI CAGADA. Que nos perdoem o termo, mas não existe outra expressão que mais se aproxime da atitude que o nosso goleador tomou.

Tudo bem que no decorrer dos 90 minutos de jogo os ânimos se acirrem, ouvem-se palavrões e xingamentos, vêem-se empurrões e, em certos casos, até uma chegada mais ríspida. Agora, por mais quente que esteja a cabeça do jogador, jamais se pode incorrer no erro de falar ou gesticular algo de natureza racista, ainda mais em um jogo como o de ontem, no qual estavam dezenas de câmeras filmando, milhares de espectadores em campo, milhões de telespectadores e, acima de tudo, uma delegada querendo os seus 5 minutos de fama, ainda mais quando se sabia que o governador playboy de Minas Gerais estava nas tribunas do Mineirão.

Soma-se a todo esse imbróglio a falta de habilidade da direção gremistas na condução do problema, principalmente, ao tentar impedir a ação da polícia, parecendo torcedores insanos. Obviamente, o atleta deve ser preservado e jamais deverá ser jogados as feras e aos vaidosos que querem os seus 5 minutos de fama, como a delegada mineira, mas a inabilidade foi algo ímpar ontem a noite.

Destacamos alguns lances bizarros:

1) A argumentação bisonha do nosso dirigente Meira, junto aos policiais: “O Grêmio sempre foi bem recebido aqui”; “Vocês não podem nos expor desse jeito”; “O Grêmio é um time grande”. Só faltou dizer que os policiais não eram legais e que não queria mais brincar;

2) O grau de descontrole verbal do nosso homem forte do futebol, só faltando convocar explicitamente a torcida gremista para uma guerra no jogo em Porto Alegre;

3) O agente aduaneiro barrando a porta do ônibus gritando enlouquecidamente em uma verdadeira guerra de carteiraço;

4) Para finalizar, o trenzinho da alegria nas viagens do tricolor. Durante a transmissão de ontem, ouviu-se o nome de quase uma dúzia de assessores da atual diretoria que, certamente, estavam em BH as custas do Grêmio (passagens aéreas, hospedagem, alimentação, etc).

Como nem tudo na vida são trevas, parabenizamos o Coronel Elvio, pela postura digna de dirigente gremista no episódio de ontem, ao ser prático, sensato e eficiente no encaminhamento de um desfecho sem maiores traumas a imagem do Grêmio e ao nosso artilheiro.

Adicionalmente, não tá morto quem peleia. Basta dois gols para mandarmos esses mineiros de volta a sua terra para comer pão de queijo e passarmos para a final da libertadores. Depois é só alegria.

17.6.09

AFINAL, QUEM MANDA NO FUTEBOL DO TRICOLOR ?

Dirigente do Grêmio deve deixar o cargo após a Libertadores

O diretor de futebol do Grêmio, André Krieger, pode deixar o cargo após a Libertadores da América, no dia 15 de julho. O dirigente está incomodado com a interferência do ex-presidente Luis Carlos Silveira Martins, no departamento de futebol.

Cacalo, como é conhecido o ex-presidente, tenta participar da contratação dos reforços, algo que Krieger não aceita.

Krieger foi o home forte na gestão passada de Paulo Odone e recebeu a incumbência de comandar a área na gestão de Duda Kroeff.

O Grêmio disputa nesta quarta-feira uma vaga para as semifinais da Copa Libertadores. O tricolor gaúcho precisa vencer a partida contra o Caracas ou então empatar em 0 a 0. Se a partida terminar em 1 a 1, a decisão é nos pênaltis. Qualquer outro empate ou derrota dá a vaga para os venezuelanos.

Fonte: Alexandre Praetzel (Terra16/06/09 - 19:21)

13.6.09

Dr. URUBU: INCOMPETENTE, IGNORANTE OU MAL INTENCIONADO ?

Quem acompanha há algum tempo a crônica esportiva gaúcha já deve ter percebido a postura nada usual e curiosa de um jornalista da aldeia, cuja coluna diária mais parece uma metralhadora giratória munida de bobagens e incoerências.

Dado o fato do principal hobby desse jornalista ser agourar o Grêmio, o Dr. Urubu, verdadeiro nome do nosso “querido” jornalista, é obcecado por questões políticas do tricolor.Adora quando surgem temas polêmicos que possam trazer prejuízos a instituição Grêmio, enquanto mantém-se alheio aos assuntos de natureza semelhante do coirmão.

Incansável na sua missão de ver o Grêmio na lama, escreve os mais verdadeiros absurdos em sua coluna diária. Parcial, tendencioso e mal intencionado, o nosso amigo agourento, sempre toma partido nas questões polêmicas, geralmente em defesa de suas fontes e amigos. Por falar em amigos, o Dr. Urubu é muito amigo do Dr. Pavão e do Dr. Pato. Parece que pertencem a confraria das aves insanas.

Via de regra um jornalista responsável quando aborda certo tema procura estudar o assunto para não escrever bobagem. No caso do Dr. Urubu, basta uma ligação para uma das suas fontes gremistas, geralmente conselheiros sem nenhuma contribuição positiva ao clube e sem nenhum conhecimento do assunto, para engatilhar sua metralhadora giratória de bobagens e sair atirando em seus desafetos.

Seus desafetos ?...O Dr. Urubu não tem desafetos, mas, e sempre há um mas em tudo, os seus informantes têm, razão pela qual ele se aproveita da situação para ajudar quem sempre o ajuda.

Fico imaginando se o Dr. Urubu tivesse que fazer a cobertura do fatídico acidente aéreo envolvendo o vôo 447 da Air France. Certamente, ele consultaria um oceanógrafo para embasar suas opiniões, pois levaria em consideração que seria o especialista mais adequado para embasar seu trabalho, tendo em vista que o avião caiu no Oceano Atlântico. ....HEHEHE.....Esse é o Dr. Urubu.

Já pararam para pensar nas bobagens que o Dr. Urubu escreveria sobre o Projeto Arena e Conselho de Jubilados ? ...Nem é bom pensar.

12.6.09

GOLPE A VISTA !!!

Recebemos o boletim informativo do Movimento Grêmio Novo, o qual transcrevemos abaixo:


Articulação de manobra para inviabilizar eleições diretas no Grêmio

A grande maioria dos movimentos políticos que compõe o G6, bloco hegemônico que viabilizou a eleição de Duda Kroeff à Presidência do Grêmio, está trabalhando nos bastidores para alterar a proposta de emenda estatutária que propõe a criação do Conselho de Jubilados – modificando-a de tal forma que será praticamente impossível a realização de eleições diretas para a escolha do próximo Presidente do Grêmio.

Entenda o caso: o Conselho Deliberativo do Grêmio foi convocado para, nos dias 15 e 30 de junho, apreciar as seguintes propostas de emendas estatutárias:

• Criação do Conselho de Jubilados, proposta de autoria do Conselheiro Clodoaldo Silveira que busca valorizar conselheiros gremistas com mais de 60 anos de idade e 4 mandatos que, por escolha própria, passariam a categoria de jubilados, de caráter vitalício, podendo freqüentar as reuniões do Conselho Deliberativo – mas sem direito a voto. Dessa maneira, dá-se o verdadeiro reconhecimento a aqueles conselheiros que porventura, numa eleição disputada, não tenham sido eleitos – permitindo que a experiência acumulada por essas pessoas seja utilizada em prol do clube;

• Proposta de redução de 30% (trinta por cento) para 20% (vinte por cento) do percentual mínimo de votos necessários no Conselho Deliberativo para aprovação prévia de uma chapa para concorrer ao Conselho de Administração do Grêmio, nos termos do art.57, § 2º, I, letra “c”, do Estatuto;

• Proposta de redução de 30% para 20% do percentual mínimo de votos necessários na Assembléia Geral para eleição proporcional de uma chapa para o Conselho Deliberativo do Grêmio, nos termos do art.57, § 3º, do Estatuto.

A manobra que os interessados na adulteração das propostas estão desenvolvendo consubstancia-se no seguinte:

• adulterar a proposta original de criação do Conselho de Jubilados, a fim de que os mesmos possam votar. Estariam aptos a ingressar no Conselho de Jubilados mais de 100 conselheiros e ex-conselheiros, o que elevaria o número de conselheiros do clube para mais de 420; • rejeitar a proposta de redução de 30% para 20% do percentual mínimo de votos necessários no Conselho Deliberativo para aprovação prévia de uma chapa para concorrer ao Conselho de Administração do Grêmio.

Com isso, para que uma chapa que objetive concorrer à Presidência do Grêmio possa ser aprovada pelo Conselho Deliberativo e submetida à eleição direta pelo associado seriam necessários mais de 140 votos no Conselho Deliberativo. Para se ter uma idéia de como esse valor é alto, nas últimas eleições a chapa de Antonio Vicente Martins, mesmo com o apoio da situação (presidente Paulo Odone) e dos Movimentos Grêmio Novo, Independente e Sem Fronteiras, quase não conseguiu passar para o segundo turno - onde votam os verdadeiros donos do clube, seus associados. Uma estratégia de não permissão do contraditório e de perpetuação no poder passa exatamente por esse tipo de procedimento pretendido pelos interessados nessa modificação.

Esse cenário fica pior ainda quando verificamos que caso os interessados obtenham êxito nessa ação, serão reconduzidos e “eternizados” no Conselho Deliberativo tricolor, com direito a voto, entre outros, dezenas de conselheiros ligados diretamente ao ex-Presidente Flávio Obino e que foram excluídos do CD (a chapa 2 não obteve índice mínimo de votos), por vontade do associado, nas últimas eleições. Voltaremos ao cenário político do ano de nosso centenário, onde o Conselho Deliberativo do Grêmio aclamou, para a gestão 2003-2004, Flávio Obino como Presidente (é importante lembrar que junto com ele foram “eleitos” Adalberto Preis – atual Presidente da Grêmio Empreendimentos – e Duda Kroeff – atual Presidente do Grêmio – para os cargos de Vice-Presidentes) – cenário que foi modificado radicalmente a partir da participação mais efetiva do associado nas eleições, com o início da oxigenação do Conselho Deliberativo e a verdadeira representação da vontade do torcedor gremista nesse órgão do clube.

Vale lembrar também os compromissos de campanha assumidos pelos conselheiros eleitos nas chapas Grêmio Novo e Independente (essa chapa elegeu, além de integrantes dos Movimentos Grêmio Novo, Independente e Sem Fronteiras, conselheiros dos Movimentos Grêmio Sempre, Grêmio Menino Deus e Núcleo das Mulheres Gremistas) e Grêmio Imortal (Movimentos Grêmio Imortal e Unido), entre os quais estavam, conforme amplamente divulgado na campanha (veja material em anexo), a redução das cláusulas de barreira para eleição de chapas para o Conselho Deliberativo, bem como para aprovação de chapas para o segundo turno das eleições, onde votam os associados.

Confiamos que o Presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio, Raul Régis de Freitas Lima, dono de bela biografia no Grêmio e frontalmente contrário ao direito a voto dos Conselheiros Jubilados, não permitirá que tal manobra sorrateira prospere.

E você, associado, o verdadeiro dono do Grêmio, o que acha disso?

6.6.09

COMISSÃO DE ÉTICA I

Tramita no conselho deliberativo do Grêmio, mais especificamente, na comissão de ética um processo movido pelo atual vice-presidente do Grêmio Alberto Guerra, então representante do G6, solicitando sanções aos representantes dos consulados de Canoas, Santa Maria e Gravataí.

Segundo informações que correm nos bastidores, o posicionamento político dos cônsules a favor do adversário político de Duda Kroeff, não agradou a cúpula do G-6 que, por conta disso, resolveu mover um processo alegando a utilização dos cargos para auferir vantagens, entenda-se votos contra a candidatura G6.

O mais curioso disso tudo é que outros cônsules, como os representantes de Osório e Caxias do Sul, que tiveram posturas semelhantes ao dos citados acima, não foram mencionados no processo. Provavelmente, por terem sido apoiadores da candidatura de Duda Kroeff o entendimento dos assessores jurídico do G6 foi diferente para os consulados amigos. Muito curioso isso !!!

Acreditamos que, independente de ser ou não um cônsul gremista, o cidadão tem o direito de se posicionar politicamente. Contudo, isso não dá o direito de se aproveitar do cargo em benefício próprio ou de candidato A, B ou C.

Se houve abuso de cargo, que os culpados sejam punidos, mas que se punam todos e não apenas desafetos políticos.

4.6.09

MUI AMIGO

Enquanto o presidente Duda Kroeff e o seu vice-presidente da área de finanças, Irany Jr., contam os centavos para poder contratar reforços e, com isso, qualificar minimamente o time do Grêmio para a etapa final da Libertadores da América, o seu principal cabo eleitoral, Fábio Koff, na contra-mão do bom senso, apresenta o investidor Delcyr Sonda para o Internacional (Fernando Carvalho), tradicional adversário gremista, dando início ao empilhamento de craques e bom jogadores no Beira-Rio (Nilmar, D’Alessandro, Kleber e provavelmente Ibson).

O mais surreal e patético disso tudo é ouvir o pupilo político do cabo eleitoral de Duda, André Krieger, vangloriar-se de gastar os parcos recursos de caixas do Grêmio na contratação de Herrera, Fábio Ferreira, Rafael Marques, dentre outros, enquanto o tradicional rival conta com jogadores de investidores (Sonda) em seu grupo de atletas , como se isso fosse demérito ou uma estupidez dos vermelhos.

Mui amigo esse Fábio Koff !!!