21.10.08

Conflito de interesse ???

Foi publicado na coluna de hoje do grande jornalista Hiltor Mombach:


"Atlético-MG afasta dois dirigentes por atuarem como agentes de jogadores. Há outras relações – empresários & dirigentes – que também deveriam acabar nos clubes".

Muito pertinente a matéria e de extrema valia essa discussão. Diante disso indagamos:

a) Conselheiro de clubes de futebol podem ser empresário, agente FIFA ou procurador de jogadores de futebol ?

b) Existe conflito de interesse ?

c) Uma vez constatada a presença de conselheiros desempenhando atividades dessa natureza, eles deveriam ser afastados do conselho deliberativo ?

22 comentários:

Anônimo disse...

Será que o conflito não ocorreria apenas no caso do dirigente/conselheiro/agente FIFA/empresário/procurador negociar algum atleta envolvendo o nosso Grêmio?

Dúvidas...Apenas dúvidas

Anônimo disse...

Eduardo, acredito que o simples fato do camarada exercer a profissão de empresário de jogador de futebol, nada contra a profissão, o impediria de ser conselheiro de qualquer clube. Não me parece de bom senso, tanto que se eu fosse empresário de futebol e fosse conselheiro de algum clube eu renunciaria ao conselho desse clube.

Anônimo disse...

Na minha opinião não tem nada a ver uma coisa com a outra. É preciso ter liberdade no exercício da profissão, desde que seja honesta.

Anônimo disse...

O Grêmio possui um empresário homologado pela FIFA em seu quadro de conselheiros. Olhem o link:

http://www.fifa.com/associations/association=bra/footballofficials/agents/peoplekind=pag.html

Se isso é bom ou ruim eu não sei, mas existe no mundo real.

Anônimo disse...

Vamos ficar de olho ....
Por mim o conflito de interesses é total, ainda mais se tratando de um sujeito que já foi diretor da base. Daqui a pouco os meninos estão todos grampeados !!!!!

Anônimo disse...

Ainda mais que este empresário é ligado a ex-presidente que agora vai ser eminência parda.
Cuidemos ....

Anônimo disse...

Parece que esse mesmo ex-presidente, eminência parda, está querendo colocar novamente, um "abnegado", extremamente "honesto" e sem quelquer intere$$e financeiro pessoal nas categorias de base. Por sinal esse símbolo da honestidade e da idoneidade já andou pelas categorias de base, nos negros anos em que empresários de futebol escalavam seus atletas. Nestes mesmos anos os bons jogadores eram dispensados e, num passe de mágica, apareciam em outros clubes.

Anônimo disse...

Caro anônimo, não sei a quem você está se referindo, mas as categorias e base tiveram um período negro, negríssimo, quando o conselheiro Fernando Pinto esteve no comando. Espero que esse elemento não volte nunca mais a pisar num vestiário da base.

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus Presidente Duda Kroeff, Fernando Pinto nas categorias de base do Grêmio NÃO, NÃO, NÃO, NÃO...NUNCA MAIS....Resista a pressão dos seus apoiadores e do seu amigo presidente e não faça uma bobagem dessas.

Anônimo disse...

Só o que faltava ...
colocar amador e acabar com a profissionalização. Pior ainda colocar amador com intere$$es !!!

Anônimo disse...

Postei o comentário abaixo no blog do Movimento Grêmio Acima de Tudo, mas não foi publicado, mesmo eu tendo me identificado como um simpatizante e eleitor deles nessa última eleição. O porquê eu não sei, mas gostaria que esse blog democrático, como o próprio nome diz, não o censurasse.

Votei na Chapa 1 com o pessoal do Movimento Grêmio Acima de Tudo, por causa do Dr. Hélio Dourado, e gostaria que o pessoal desse movimento não considerasse o meu e-mail como uma ofensa, mas sim uma crítica construtiva para construirmos um Grêmio melhor e mais vencedor

Ao longo destes meus 56 anos de vida, obviamente de puro gremismo, vi muitas coisas acontecerem no nosso clube do coração: um presidente que roubou; dois presidentes que nos colocaram na segunda divisão; outro presidente que transformou o Grêmio num cabide de emprego (um grande ídolo meu por sinal); um presidente que colocou um empresário para comandar as categorias de base; um conselheiro que foi comandar há alguns anos atrás as categorias de base só para fazer negociatas (colocado lá pelo mesmo presidente citado antes); um filho de ex-presidente atuando como empresário de jogadores, um conselheiro que foi flagrado por um colega do conselho fiscal vazando informações financeiras do Grêmio para um jornalista de quinta categoria, antes de serem divulgadas no Conselho Deliberativo, promessas de campanha não cumpridas, dentre outros tantos absurdos. No entanto, nunca li nada a respeito desses absurdos mencionados anteriormente no blog desse Movimento.

Os únicos assuntos tratado aqui são críticas ao Presidente Odone, ao tal de Antonini e ao Grêmio Novo, como se o único objetivo do Movimento Grêmio Acima de Tudo fosse criticar e promover o extermínio dessas pessoas, quando na verdade eu sei que vocês têm projetos interessantes para o Grêmio, haja vista estarem ao lado do presidente Hélio Dourado (um grande ídolo meu).

Como não conheço o Grêmio em profundidade como vocês, gostaria de saber: Esse Antonini, Odone e Grêmio Novo roubaram o Grêmio ????....Matara alguém no Grêmio ???.....Fizeram alguma negociata indevida ???.....Foram incompetentes na gestão ???....Agenciaram algum jogador no Grêmio ???....São desonestos ou bandidos ????

Alguma coisa tem que explicar tamanho ódio.

Um abraço,

João Camargo (sócio tricolor)

Anônimo disse...

Por que tu não dás os nomes dos ex-presidentes e dos conselheiros? Seria bem mais produtivo para o Grêmio. Tira logo a limpo.

Anônimo disse...

Galera, leiam o que uma viúva escreveu no site noviço:

24/10/2008 16:12:00
Glenio


Caríssimos Me permitam uma pequena divagação. No meu ambiente de trabalho, tenho mantido contato com alguns integrantes e conselheiros da chapa vencedora. É incrível a virulência, o deboche e a ironia com que tratam o movimento Grêmio Novo e seus integrantes. A idéia do novo e da mudança causam calafrios nesta gente que vislumbra o fim dos seus dias com as próximas eleições para renovação do conselho. Na última se salvaram por 9 votos e na próxima? Quem os salvará de tanta petulância? Estou, com demais companheiros, com uma petição on line pela arena e nela solicitamos a permanência do Antonini, porém a cada dia que passa e pela verve que destila de tanto ódio, tenho menos esperanças de que isso venha acontecer. Pelo próprio Antonini, que merece toda a minha admiração por sua devoção, dedicação, sacrifício pelo Grêmio, não consigo mais imaginar uma composição com essa gente. Pelo teu bem, Antonini, fique conosco e não se misture com o atraso....sim, eu sei que o Grêmio perde com isso, mas este destino foi decretado pelo cabresto de quem só aparece de dois em dois anos no clube para exercer influência tão somente. Fique conosco e construa uma oposição séria e vigilante. Bem bem do Grêmio, fique conosco.

Anônimo disse...

João Camargo, o ódio é reflexo da inveja. Simples de explcar. Os responsáveis pelo Blog estiveram no clube entre 2003 e 2004, só diziam que faziam o possível, que o clube estava quebrado, que a situacão beirava a calamidade. Então vem o Odone, numa calamidade maior ainda, na segunda divisão, com mais dívidas, recebendo metade da cota do Clube dos Treze (que é a maior receita do clube). Então o Odone desmente tudo isso. Mostra que é possivel sim, mesmo na dificuldade fazer futebol com competencia. E isso: dá uma mágoa neles !!!!

Anônimo disse...

Pior ainda, todos os do GremioAcimadeTudo sempre votaram no Guerreiro, nas tres vezes que ele foi candidato, foram apoiadores e compuseram diretorias. O proprio Dourado foi o vice de patrimonio da ISL. Agora querem apagar tudo isso ... Não, não, não !!!!!

Anônimo disse...

Este joão camargo é uma piada, ele sabe tudo de outros ex-presidentes, de filhos, de conselheiros e diz que não sabe nada de Odone, Antonini. Só pode ser deboche. Depois diz que não conhece muito de Grêmio, mas para ofender quem é contra ao Antonini e Odone, ele conhece tudo.
Porque tu não inclue ai o que sabes deles. E ainda faz ironia com o nome de Hélio Dourado. Vai pescar lagarto na beira do lago meu.
Ele não sabe por exemplo que um candidato a vice da chapa "2", que é advogado, defende interesses de um ex-presidente(que ele não cita)contra os interesses do Grêmio.
Isto não é pecado?
Para com esta cachaça. Até jornalista é de quinta, porque não o tal joão?
O presidente que criou um cabide de emprego será o Odone? Sim pois ele aumentou o quadro de funcionários em mais de 70 pessoas e a folha de pagto passou de 300 mil para 800 mil, quase a folha dos jogadores.

Anônimo disse...

O próprio André Krieger foi o primeiro vice-presidente do Guerreiro, contratou o Agnight, Zé Carlos, Capitão. O primeiro a gente nunca esquece, como dizia o comercial aquele....

Isso os Cornetas Acima de Tudo não falam. Depois pregam e cobram a coerência.

Anônimo disse...

Caro Denis, teve um xará seu que foi contratado como executivo da ISL, ganhando um fortuna de salário, e segundo diz a lenda foi o responsável pela contratação de Amato, Astrada, Paulo Nunes e Zinho. Hoje ele faz parte do G6 e voltou ao conselho, pois teve que renunciá-lo para poder ser o tal executivo....

Coincidência ou não, alguns blogs extremamente coerentes nunca citaram isso....

Anônimo disse...

Mas o patrono de um dos blogs não era o vice de patrimônio da ISL? ia fazer o grande CT com dinheiro da ISL, o grande museu com dinheiro da ISL, a grande reforma do Olimpico com dinheiro da ISL. Agora vem falar em ISL ....

Anônimo disse...

Quero ver o aumento do profissionalismo. Torço por isso.
Tomara que o Duda consiga romper o cabide de emprego, mas acho difícil devida a suas alianças.

O que vimos nestes últimos anos é que o Grêmio começou a por em prática seu novo estatuto. Contratou profissionais competentes no mercado para o futebol, quadro social, administrativo, planejamento, ...
Infelizmente, por uma "força obscura" os apadrinhados incompetentes continuam por lá. Isso tem que ter fim.
A folha aumenta, pois para os departamentos andarem foram contratado pessoas competentes e os apradinhados permaneceram.

Anônimo disse...

Amigo anônimo, como bem disse no meu e-mail e reitero agora, não tive a pretensão de ofender o seu movimento. Também não ironizei o Dr. Hélio Dourado. Fiz uma crítica construtiva ao movimento de vocês, mas não pensei que você ficaria tão ofendido a ponto de faltar com o respeito. Por sinal, respeito é uma das virtudes defendidas pelo seu movimento e cobrada dos demais grupos políticos do Grêmio.

Li o outro post “A Nova Cara do Grêmio” e pude confirmar que a minha crítica ao movimento de vocês é pertinente, se não fosse, vocês teriam auferido mais cargos e, inclusive, uma vice-presidência na distribuição de vagas promovida pelo presidente Duda Kroeff. Acho que alguma coisa não está muito bem no seu movimento ou os outros movimentos não vêem vocês como deveriam.

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny