22.1.09

TRI da Libertadores – Nós acreditamos, mas...

Somos sabedores das dificuldades financeiras do clube e louvamos a incessante busca por reforços, ainda mais em um setor que pouco ou quase nada produziu na última temporada, o ataque. Contudo, para um time que almeja o tri campeonato da libertadores, não basta trazer mais um grande nome para o ataque e dar o trabalho por encerrado.

Precisamos de um meio de campo forte, que tenha um jogador que seja o responsável pela criação e chame a responsabilidade para si, coisa que não vem acontecendo nos últimos três anos. Com todo respeito ao veterano Tcheco, um excelente cidadão e bom piadista, mas apático, displicente e molenga nos jogos “pegados”. Quando o time mais precisa dele, assim como um mágico, ele desaparece e se esconde atrás da marcação.

Não estamos agourando, longe disso, mas alertando desde já, antes do início da competição, que precisamos de um grande jogador no meio-de-campo, pois com o Tcheco, como homem de criação e “dono” do meio-de-campo, não chegaremos a lugar nenhum.

Aproveitamos a oportunidade para parabenizarmos as grandes contratações de Alex Mineiro e Jadilson.

2 comentários:

Anônimo disse...

De Colaborador - Marketing não é só patrocínio
Aproveito para tocar novamente em um tema que já foi objeto de um post muito comentado no Blog GRÊMIO SEMPRE IMORTAL, a questão do patrocínio na camiseta tricolor (http://sempreimortal.wordpress.com/category/patrocinio/).

Seria algo simplista demais focar a atenção apenas na questão envolvendo o nome do patrocinador em nosso Manto Sagrado Tricolor. A coisa envolve uma avaliação da atuação do marketing gremista ao longo de vários anos.

No tocante a nossa camiseta, a pior coisa que poderia ter sido dita é a frase enaltecendo o atual patrocinador – “O Banrisul foi o parceiro na hora ruim”. Sinceramente, com todo o respeito que tenho pelo Pacheco, isso é slogan de funerária, “a mão amiga nos momentos difíceis”. Se realmente existe a mínima possibilidade de uma empresa multinacional querer estampar o seu nome em nossa jaqueta pagando MUITO, que seja bem recebida. Com a ressalva da cor, é claro. Isso o dinheiro não compra.

Fala-se que seriam a SAMSUNG ou a TOYOTA as empresas interessadas em patrocinar os clubes que irão jogar a Libertadores/2009. Pois que o responsável pela área parta hoje mesmo em busca de algo. Ofereça a essas empresas multinacionais o melhor produto do mercado: O ESPAÇO NO MANTO SAGRADO TRICOLOR. O tempo de esperar por uma proposta de renovação por parte do Banrisul/Tramontina/Unimed acabou. E igualmente acabou a necessidade de patrocínios casados com o nosso tradicional adversário. Eles que trabalhem o marketing deles da forma como quiserem.

Muito se tem falado sobre profissionais remunerados e gremistas abnegados e profissionalização de determinadas áreas do clube. Eu posso até estar errado, mas o marketing é uma área onde um profissional com amplo conhecimento de exposição comercial se pagaria tranquilamente. Para tantas coisas usamos o nosso coirmão São Paulo como parâmetro, mas eu pergunto: o nosso torcedor é menos fiel do que o deles? Os nossos produtos teriam menor venda do que o deles? Sinceramente, eu acredito que não.

Desconhecendo a atual estrutura do departamento de marketing gremista, o que transparece ao associado que freqüenta a “lojinha” e acompanha pela mídia as possíveis negociações envolvendo futuros patrocinadores, é que a instituição GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE não sai em busca de novos negócios. A instituição espera os parceiros entrarem pelo Largo dos Campeões. Afinal, o “GRÊMIO É MUITO MAIOR DO QUE TUDO E TODOS”!

Essa seria uma visão de marketing totalmente ultrapassada. Até por ser um clube, uma instituição totalmente consolidada no universo esportivo, ultrapassando a barreira dos amantes do futebol, é que o remunerado e/ou abnegado responsável pela expansão da marca GRÊMIO pelo mundo deva correr esse mesmo mundo em busca de novas oportunidades de patrocínios que representem um avanço financeiro aos cofres tricolores. O que não podemos é ficar nos prendendo àquela mão amiga dos momentos difíceis.

Para não dizermos que nada foi feito nos últimos anos em termos de marketing, avançamos da acanhada lojinha no estádio para um amplo espaço, com algumas opções a mais de produtos oficiais e licenciados. Mas para quem já teve a oportunidade de conhecer “lojinhas de clubes de primeiro mundo”, sabe que o que temos é algo que não representa a grandeza da marca GRÊMIO.

Presidente Duda Kroeff, o Grêmio precisa de abnegados, sim. Mas o marketing necessita URGENTEMENTE de um profissional da área.

Saudações tricolores.
Eduardo Bernardon,
Sócio Patrimonial – Um dos Milhares de Donos do GRÊMIO

Anônimo disse...

Esperar o quê do Delegado ????...A culpa não é dele, mas de quem o mantém lá, neste caso o Duda, e de quem o manteve lá, como o Odone.

O cara acha que por ter passado 29 anos na Polícia Federal, sendo 19 deles como chefe da aduana, pois parece que ele não é delegado coisíssima nenhuma, pensa que entende de: marketing, futebol, economia e finanças, auditoria, antropologia, filosofia, engenharia, arquitetura, biologia, geologia, medicina, fisioterapia, veterinária, dentre outros campos.

É um grande gremista, mas não dá para tê-lo como homeme de marketing, quem sabe o responsável pela segurança dos jogos.