10.8.09

RELEMBRAR É VIVER !!!

A dinâmica do jogo político é algo impressionante. A alternância no poder, algo salutar ao regime democrático, nos traz também a mudança radical no posicionamento de algumas pessoas e a possibilidade de segregarmos o joio do trigo ou, sendo mais claros, separarmos os coerentes dos hipócritas. Quem antes criticava uma determinada direção, pelo descumprimento de determinada cláusula no estatuto, hoje se cala diante da continuidade da mesma infração, só porque o infrator é seu aliado político.

Passados 7 meses e 10 dias do exercício de 2009, a atual administração não apresentou um balancete sequer para análise e aprovação do Conselho Deliberativo. As informações dos trimestres encerrados em 31 de março e 30 de junho não foram divulgadas oficialmente, mas já são de conhecimento público por conta de uma determinada coluna de um jornal gaúcho. Agora nem tão gaúcho assim.

Esse atraso na apresentação não seria um desrespeito ao estatuto gremista, assim como houve na administração passada ? Por que os críticos ferrenhos do passado, que fizeram muito bem o seu papel de cobrar o atendimento do estatuto gremista, estão calados agora como cordeirinhos do poder ? Será que o silêncio reflete o jogo político ? O que era errado ontem, hoje está certo ?

Abaixo apresentamos aposição de um determinado grupo político do Grêmio, cujo posicionamento neste ano, frente ao desrespeito do estatuto, está totalmente diferente do ano passado. De uma postura incisiva, passaram a adotar uma postura passiva ou até mesmo submissa.

Como diz o texto abaixo: PASMEM GREMISTAS.



Quinta-feira, 30 de Outubro de 2008

PRIORIDADES

Afinal, o ESTATUTO DO GRÊMIO é ou não prioridade a cumprir?

No dia 14 de maio passado publicamos em "TRIBUNA LIVRE" a matéria enviada pelo conselheiro GUIDO SPENGLER que reproduzimos logo abaixo:

E S T A T U T O A T R O P E L A D O

Hoje é dia 14 de maio de 2008.No meu entender o Estatuto do Grêmio é um mero documento aprovado pelo Conselho Deliberativo sem serventia prática no dia a dia de nosso Clube, senão vejamos:

a)- Art.69 inciso I letra “c”

“O Conselho Deliberativo convocado pelo seu Presidente reunir-se-á:

I - Ordinariamente: ...
c) anualmente, no primeiro trimestre, para tomar conhecimento do parecer e eleger e dar posse a um terço dos Membros do Conselho Fiscal, apreciar o relatório do Presidente do GRÊMIO e julgar as contas do Conselho de Administração referentes ao exercício anterior”.

Ora, a reunião para julgar as contas do exercício anterior está convocada para o próximo dia 20 de Maio...Mais, não está cumprindo com o que se refere a renovação de um terço do CF.....

b)- Art.98 § 2º,(Do Conselho Fiscal)
"Ocorrendo vacância dos cargos, deverá o Conselho Deliberativo proceder à eleição de novo membro no prazo de 15 (quinze) dias, a contar da vacância" Como todos sabem o Presidente do Órgão, Sr. Flavio Jacobus exonerou-se do CF em 26 de Março PP.
Ainda, o Sr. Luis Onofre Meira assumiu função no departamento de futebol há mais de trinta dias; embora não se tenha sabido oficialmente de sua exoneração do CF, o próprio Estatuto prevê também no art. 97 §3º - "São incompatíveis as funções de membros do CF com quaisquer outras exercidas no GRÊMIO"

Ora,teria que haver obrigatoriamente a reposição desses membros; além de mais uma vez não ter sido cumprido o prazo previsto estatutariamente, essa questão sequer consta da pauta da próxima Reunião convocada pelo Presidente do CD....
c) Art.77 diz:
“O Conselho de Administração é constituído pelo Presidente e 6 (seis) Vice-Presidentes eleitos pela Assembléia Geral”.
Mais adiante, no art. 86, consta:
"O Presidente do CD, ou se for o caso o seu substituto,convocará Assembléia Geral para, no prazo de 45 (quarenta e cinco)dias da aprovação do Impedimento, eleger o novo Presidente do GRÊMIO e, sendo necessário, também os Vice-presidentes" ...

Sabemos todos que um membro não assumiu de direito por impedimento legal, outros dois estão afastados (ambos pediram afastamento) há mais de meio ano.

Poderíamos, ainda, relacionar o art. 66 e seus parágrafos, que falam da presença dos conselheiros às Reuniões do CD.

Companheiros do Conselho, é nossa responsabilidade perante o associado, cumprir e fazer cumprir na íntegra as normas estabelecidas. Como vemos, temos muitas deficiências e cabe um esforço de todos para respeitarmos o Estatuto que nós mesmos elaboramos e aprovamos.

Guido Spengler
Conselheiro

GRÊMIO, GRÊMIO - Acima de tudo comenta:

Em primeiro lugar nunca é demais lembrar que o sr. Paulo Odone, antes de se eleger em fins de 2004, foi o Presidente da Comissão de Reforma dos Estatutos do Grêmio e que, portanto, conhece mais do que qualquer pessoa o conteúdo do mesmo.

Ora, agora ouve-se que o ainda Presidente Odone quer colocar como prioridade ao Conselho Deliberativo ANTES DO FINAL DO ANO a votação para aprovação dos ESTATUTOS da "GRÊMIO EMPREENDIMENTOS" para imediata assinatura de contratos de construção da nova Arena...

Mas e as contas do Grêmio? Como estão?

A matéria do Conselheiro Guido, publicada em 14 de Maio passado, até hoje é atual!!!

Pasmem Gremistas: até hoje (30 de outubro) a Direção do Grêmionão apresentou UM ÚNICO BALANCETE DE 2008 aos Conselheiros,em um flagrantíssimo desrespeito ao ESTATUTO.A grande interrogação que fica:

COMO APROVAR UM EMPREENDIMENTO DE TAMANHA ENVERGADURA COM SEUS RESPECTIVOS COMPROMETIMENTOS, SEM SABER-SE COMO ESTAMOS COM NOSSOS NÚMEROS?

7 comentários:

Rogerinho disse...

Assim como outros setores da sociedade, o tricolor está infestado de demagogos travestidos de super-herois da moral e dos bons costumes.

No fundo, são os piores. Esse GAT não foge a essa triste regra. Tem muita gente boa, mas muita porqueira por lá.

Ataíde disse...

Essa turma do Obino não é mole: mentem, distorcem os fatos e na hora de arregaçarem as mangas e trabalharem pelo Grêmio, fica comprovado que são uns corneteiros de internet e politiqueiros.

Pior são os incompetentes que acham que são megas empreendedores e executivos.

Pobre Grêmio

Ivo Rigozzi disse...

Essa oposição do Grêmio é formada por dois movimentos de bundas moles, Grêmio Novo e Independente.

O barco está afundando e eles não fazem nada. Era pra entrar no Grêmio e botar a correr essa cambada de incompetente que está brincando de dirigente.

Anônimo disse...

Não adiando entrar no Grêmio para botar pra correr os incompetentes.

O incompetente-mor, o primeiro ministro, não fica no Gremio. Esse sim é o tumor da instituição.

Ivanir Silva disse...

É impressionante a cara de pau dessa gente. Desses corneteiros acima de tudo.

Corneteiam os outros, mas não olham o próprio rabo. Fazem pior ainda....

Canha na veia disse...

Os obinistas deveriam ficar em casa jogando carta e não atrapalhar o tricolor.

Êta gente burra e incompetente.

Jorge disse...

ao que sei os balancetes estão prontos desde as datas previstas. Ocorre que o Clube estava fazendo escolha da auditoria externa.
Demorou não sei qual o motivo.
Por isso não foi possível apresentar balancetes não auditados.