30.7.09

E O GRÊMIO SEM DINHEIRO – PARTE I

Sai ano, entra ano e o discurso é sempre o mesmo: O Grêmio não tem dinheiro para grandes contratações. Trata-se de um discurso que vem sendo propagado há 106 anos, mais especificamente, desde a fundação do clube.

Para driblar a falta de dinheiro faz-se necessária muita criatividade e conhecimento de futebol. A criatividade de alguns dirigentes já protagonizou verdadeiros dribles desconcertantes nos cofres raspados.

Quem não se lembra da montagem do time multicampeão de 1995. A partir da venda dos dois melhores jogadores do time campeão da Copa do Brasil de 1994, Agnaldo e Pingo, algo que parecia uma insanidade a primeira vista, a diretoria da época trouxe Adilson, Jardel, Magno, Paulo Nunes, o eterno Dinho e Goiano. Para finalizar com chave de ouro, mais duas contratações de pura criatividade: Arce e Rivarola. Alguém no Brasil já tinha ouvido falar em Arce? E em Rivarola?

Passados alguns anos, já nem cofre se tinha mais no Olímpico, quanto mais dinheiro para comprar uma bala sequer, voltamos a recorrer a velha e boa criatividade e, graças aos dirigentes que passaram recentemente pelo futebol, conseguimos montar times competitivos e figurar na parte de cima das tabelas dos campeonatos. Basta recordar alguns nomes como Sandro Goiano (Paissandu), Wiliam (Ipatinga), Evaldo, Diego Souza (Benfica), Teco (Ipatinga), Rever (Paulista), Vitor (Paulista), sem contar jogadores que estavam desacreditados para os grandes clubes e resgataram o seu bom futebol no Grêmio, como Roger e Lucio.

Basta ter criatividade e conhecimento de futebol.

6 comentários:

Anonimo disse...

Criatividade, competência e poffisionalismo, atitudes proibidas por esta infeliz direçao do gremio.
O Gremio te seguindo direitinho a receita do rebaixamento.

Vergonhoso.

Gremista Lesado disse...

A falta de dinheiro sempre será o motivo maior e o grande álibe para o fracasso certo dos incompetentes.

Luis Felipe disse...

Tá no Sempre Imortal:
O SEMPRE IMORTAL ADVERTE: CONSELHEIRO, EM CASO DE DÚVIDAS, QUESTIONE.
05/08/2009
Os moderadores do Blog GRÊMIO SEMPRE IMORTAL informam que o fato de existirem dúvidas relacionadas ao projeto arena não faz uma pessoa ser menos gremista do que aquela que é defensora incondicional da arena. Afinal, se questionamos é por que queremos o melhor para o Clube.

Entendemos que se existem dúvidas, e pelo que temos visto elas são muitas, devem ser esclarecidas.

E por falar nisso, no próximo dia 12 de agosto teremos reunião do Conselho Deliberativo. E no edital de convocação temos o seguinte ponto de pauta:

“3) Tomar ciência da explanação sobre o andamento do Projeto Arena pela Grêmio Empreendimentos S/A.”

Melhor oportunidade não há para que os nosso mais de 300 conselheiros questionem e esclarecem dúvidas que insistem em permanecer nas mentes de tantos e tantos gremistas, sócios e torcedores anônimos. Dúvidas como por exemplo:

- Após a alteração dos índices construtivos para a Azenha aprovada pela Câmara de Vereadores, qual o real valor da área do Olímpico? Ou melhor, existe alguma avaliação oficial?

- Durante os 20 anos pelos quais a OAS Superficiária terá a propriedade da arena, os valores das rendas dos jogos naquele estádio serão do Grêmio? E as receitas de publicidade?

- Existe cláusula que garanta a demolição do Olímpico ou a OAS poderá vender o estádio para outro clube?

Por fim, deixamos um questionamento aos nossos conselheiros:

- O senhor tem absoluta certeza de que o que foi aprovado naquela reunião do Conselho é o que consta no contrato assinado? O senhor leu o contrato assinado? Não precisa nos responder. Apenas reflita e se for o caso, questione a quem de direito no dia 12 de agosto.

Mostre que está realmente preocupado com o futuro do Grêmio.

Anônimo disse...

...e o novo fiasco das categorias de base?...

...comentem!...

Evandro Soares disse...

Os Grupos políticos do Grêmio: Grêmio Independente, Grêmio Novo, Grêmio Sem Fronteiras, Núcleo das Mulheres Gremistas, Grêmio Imortal, Grêmio Sempre, Grêmio Unido e Grêmio Menino Deus, prometeram na última disputa eleitoral que iriam protocolar propostas e lutar para a redução de percentuais tanto para a eleição do Conselho Deliberativo quanto para a Eleição para Presidente do Clube.

O informativo da chapa Grêmio Novo e Independente dos grupos (Grêmio Independente, Grêmio Novo, Grêmio Sem Fronteiras, Núcleo das Mulheres Gremista, Geral do Grêmio e Grêmio Sempre) assim se pronunciou:

“Proposta de emenda estatutária com o objetivo de alteração do índice mínimo de votação no Conselho Deliberativo para que o candidato a presidente possa concorrer no 2º turno – dos atuais 30% para 20%.
Redução do coeficiente mínimo de aprovação da eleição proporcional para renovação do Conselho Deliberativo – dos atuais 30% para 20% dos votos válidos.”

Já a Chapa Grêmio Unido e Imortal dos grupos (Grêmio Unido e Grêmio Imortal) assim se pronunciou:

"PARTICIPAÇÃO - Vamos trabalhar pela crescente DEMOCRATIZAÇÃO do Grêmio, de modo a ampliar cada vez mais os níveis de participação dos sócios no Conselho Deliberativo e no próprio processo diretivo do Clube.
LUTAREMOS PARA REDUZIR DE 30% PARA 20% (OU ATÉ 15%) A ATUAL CLÁUSULA DE BARREIRA, TANTO NAS ELEIÇÕES PARA O CONSELHO, COMO NA ELEIÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA DO GRÊMIO. E assumimos o compromisso público de mantermos elevados níveis de presença em todas as reuniões do Conselho."

Ocorre que da data da eleição ocorrida em setembro de 2007 até agosto de 2009, quase dois anos após prometerem para os associados, apenas a Chapa Grêmio Novo e Independentes honrou com o compromisso de apresentar propostas no Conselho Deliberativo para a redução dos percentuais, ou seja, MAIS NENHUMA OUTRA CHAPA QUE PARTICIPOU DA ELEIÇÃO DE 2007 APRESENTOU PROPOSTA PARA A REDUÇÃO DESTES PERCENTUAIS.

Na reunião realizada no dia 30 de junho, em virtude do fraco quorum do Conselho, as propostas não atingiram o número de votos suficientes para serem aprovadas no Conselho. A redução do percentual para o Conselho Deliberativo de 30% para 20%, teve 151 votos favoráveis, ficaram faltando 03 votos portanto. Já a redução do percentual para a eleição do Presidente, teve 70 votos favoráveis, ficaram faltando 84 votos portanto.

Nesta reunião os grupos políticos Grêmio Unido, Grêmio Imortal, Grêmio Menino Deus, Grêmio Sempre e Núcleo das Mulheres Gremistas, surpreendentemente, não honraram integralmente com o compromisso assumido em campanha, uma vez que VOTARAM CONTRA A REDUÇÃO DA DIMINUIÇÃO DE PERCENTUAL PARA A ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE DO CLUBE. Importante ressaltar que nem todos os integrantes seguiram a orientação de seus grupos, mas como eram minoria seus votos não foram suficientes para aprovar a proposta.
O Presidente do Grupo Grêmio Imortal, Dr. Renato Moreira, disse que seu grupo vai honrar o compromisso de campanha e que somente votou contra a proposta apresentada, uma vez que a mesma é falha e não contem garantias necessárias para que seja aprovada a redução de percentuais para a eleição do Presidente do Clube, sem causar prejuízos ao mesmo. Na reunião do dia 30 de junho seu grupo assumiu o compromisso de apresentar a proposta que sua chapa se comprometeu nas eleições de 2007.
Ocorre que a referida proposta não foi protocolada no Conselho Deliberativo e agora os Conselheiros foram convocados novamente para apreciar a proposta apresentada pela chapa Grêmio Novo e Independente dos grupos (Grêmio Independente, Grêmio Novo, Grêmio Sem Fronteiras, Núcleo das Mulheres Gremista, Geral do Grêmio e Grêmio Sempre).

Evandro Soares disse...

Acredito que nesta próxima reunião todos os grupos que assumiram seu compromisso em campanha irão votar favoráveis a aprovação das duas propostas. Entendo que se os grupos políticos Grêmio Unido e Imortal não apresentaram a sua proposta é porque entenderam que a proposta que vai para a votação contempla as suas promessas de campanha integralmente.
Lembro que se estas propostas não forem aprovadas nesta próxima reunião do Conselho Deliberativo não se terá mais tempo para que as mesmas sejam aprovadas em outra oportunidade para que comecem a valer já na próxima eleição. Ou seja, se os grupos políticos não se unirem na aprovação das mesmas, elas não serão aprovadas e o movimento que deu causa para isso não terá cumprido o compromisso de campanha assumido com o associado.
Espero que isso não aconteça, o associado do clube não merece esta traição.
Eu farei o meu papel de associado, estarei presente no Conselho para cobrar os Conselheiros que conheço.
Consegui com um amigo a lista dos conselheiros que fazem parte de cada grupo político, pretendo postar aqui neste espaço esta listagem para que a gente possa cobrar de cada um seu posicionamento depois da reunião.