8.4.09

COMITÊ DE MARKETING


Navegando pelo site do Grêmio, encontramos uma notícia que nos deixou deveras curiosos. A reunião promovida pela área de marketing do Grêmio, tendo como objetivo a constituição do Comitê de Marketing Gremista. A reunião contou com a presença dos associados, para o bem da verdade quase todos conselheiros, Alexandre Aguiar, Carlos Gerbase, Diego Ferrer, Fernando Di Primio, Gilmar Machado, Mauro Dorfmann, Richard Ducker, Evandro Krebs, Cesar Pacheco e Alberto Guerra.

Perdoem-nos a falta de informação sobre a vida alheia, mas gostaríamos de saber se todos os presentes nessa reunião têm experiência (profissional ou acadêmica) na área de marketing, que permita uma contribuição efetiva ao Grêmio. Temos que abolir do Clube a cultura de que marketing é SÓ vender camisas, veicular anúncios publicitários em mídia impressa e eletrônica e ter um site bacana.

A exceção do associado Gilmar Machado, pois temos conhecimento que é um profissional da área, nos parece que se trata de mais uma nomeação em massa de apoiadores políticos, algo que tem sido a tônica da gestão Duda. Para se chegar a esta conclusão basta ver a formação profissional de alguns dos presentes; advogados, engenheiro, agente alfandegário, dentre outras importantes profissões, mas de muitíssimo pouca contribuição ao deserto que é o marketing gremista. Não temos absolutamente nada contra os participantes, pois são todos grandes gremistas, mas entendemos que, assim como aquele funck : ÁDO, AÁDO, CADA UM NO SEU QUADRADO.

Se o foco tem sido o trabalho abnegado, em detrimento do profissional, perguntamos: Por que não procuraram abnegados que atuam na área? Quantos gremistões que atuam no marketing de grandes empresas ou, até mesmo em agências como Escala, DC, Matriz, Competence, dentre outras, gostariam de receber uma ligação de um vice-presidente do Grêmio convidando-os a discutir o marketing do seu clube de coração?

Resta claro que as críticas contundentes do conselheiro Marcel Aiquel, em um blog gremista, que encontraram eco e uma maior contundência por parte do também conselheiro Carlos Josias, nesse mesmo blog, uma das lideranças do Movimento Grêmio Imortal, fizeram com que o marketing gremista desse uma jogadinha pra torcida, com direito a foto para o site e tudo mais.

Para finalizar, entendemos que as críticas foram civilizadas, justas e oportunas, as quais tomaram como base o banho, a lavada, a humilhação que estamos sofrendo nesta área se comparados ao co-irmão. No entanto, não foram compreendidas por quem deveria.

13 comentários:

Gremista Lesado disse...

Mauro Dorfman e Fernando Di primio são publicitários. Gerbase é cineasta e o Ducker sei que faz vídeos do Grêmio para veicular na internet. Agora o que faz ali Alexandre Aguiar que não tem a mínima formação na área juntamente com o neófito onipresente César Pacheco?? Todos encabeçados pelo comandante maior da segunda-divisão Evandro Krebs. Como disse o moderador do site, fazer à revelia anúncios e servir de um balcão de liceniamentos qualquer um faz. O que falta mesmo é uma política de planejamento e gestão para essa área vital e importante em qualquer empresa/clube que tenha ambições de modernidade.

Anônimo disse...

O Aguiar tratará da questão climatológica do mkt.

Anônimo disse...

Setembro de 2003. Era presidente Flávio Obino. O Internacional vira a principal notícia no paupérrimo centenário do Grêmio com uma carta em jornal endereçada ao seu rival.

Abril de 2009. O Grêmio devolve a carta no centenário do rival, mas sem criatividade, ironia e brilho.

A carta do Internacional foi escrita pelos advogados Fernando Carvalho e Ibsen Pinheiro. Já a carta do Grêmio foi escrita pelos profissionais marqueteiros da sua agência de propaganda contratada. Por que será que os abnegados e ignorantes em marketing rubros deram um laço nos marqueteiros profissionais azuis ?

Obino New Generation disse...

César Pacheco do grupo Sempre no Grêmio, Evandro Krebs da Segunda Divisão e Alexandre Aguiar correspondente amador da Guerra do Golfo... não pode dar boa coisa

Rudolf disse...

O Mauro Dorfman, Fernando Di Primio e Gilmar terão uma verdadeira aula do que é marketing.

Agora eles realmente aprenderão sobre marketing com o agente aduaneiro.

Binho disse...

Pobre Grêmio. Pobre anônimo !!!

Se marketing se restringisse a escrever cartas e publicá-las eu, com certeza contrataria um advogado, bom para enrolar, e uma professora de português. No entanto, marketing é muito mais abrangente do que escrever cartas ao tradicional rival.

Meu Deus do Ceu, volto a repetir, pobre anônimo e pobre Grêmio.

Rogerinho - Sarandi disse...

A primeira ação de marketing do atual comitê deveria ser:

Expulsar o agente alfandegário (cara cracha) do marketing;

Anônimo disse...

Fiquei muito feliz em ver o Grêmio tomando uma ação efetiva com relação ao seu marketing.

Esse comitê é formado por grandes gremistas e entendedores do assunto. Vejam o Mr. Segundona (Evandro), por exemplo, ele inovou o marketing em 2004.

Contratou o Rico e Ratinho, dois garotos propaganda do Grêmio. Fizeram uma campanha no Marinha do Brasil, jogando bola com anônimos, que colocou o Grêmio em evidência em todos os jornais e programas esportivos da época.

Esse cara é inovador e um gênio.

Desesperado disse...

SOCORRO JOSIAS FAÇA ALGUMA COISA !!!!!

Rainha da Inglaterra disse...

Ontem ouvi o Claudio Cabral na Band, mencionar que o assunto do novo treinador gremista estava sendo discutido/decidido por muitas pessoas e temia pelo desfecho dessa contratação.

Caro Claudio Cabral, isso vem sendo muito comum na nossa Rainha da Inglaterra. Ela não decide nada, quem o faz são o primeiro ministro (Mendigo Papeleiro) e o Cardeal-mor.

Anônimo disse...

Que baixaria.

Giovanni Acuto disse...

E essa do Julinho Camargo?

O Edegar Schmidt publica dados preocupantes:

http://www.blogdoedegar.com.br/

Matéria: "Desmanche na base"

Tequila disse...

Bah, vocês não têm vergonha na cara mesmo, bando se secadores. Vão se recolher para os seus lares, perdedores revoltados. Quanta raiva. PQP, VTF!